Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PRPPG/UFVJM, em consonância com os órgãos federais de fomento e apoio as pesquisa e inovação, adotou como estratégia e premissa básica a construção de infraestrutura para uso multidisciplinar no suporte para a pesquisa e inovação e a aquisição de equipamentos multiusuários, como forma de otimizar o uso destes bens de capital e os recursos públicos, economizando mão-de-obra, energia e gastos com manutenção e adequação de instalações.

Os Laboratórios multiusuários foram construídos com recursos obtidos nas chamadas públicas MCT/FINEP/CT-INFRA PROINFRA.

 

LABVALE

Laboratório Integrado de Pesquisas do Vale do Jequitinhonha - 250 m2. Aprovado no edital FINEP/CT - INFRA 2004 foi construído em 2006 e se encontra em pleno funcionamento. O LABVALE contribuiu significativamente para a recomendação em 2008, pela CAPES, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Química da UFVJM, que teve suas atividades iniciadas em 2009. Atualmente fornece suporte para pesquisas ligadas a outros programas de Pós-Graduação e para projetos que demandem a utilização dos equipamentos instalados neste laboratório multiusuário.

 

LIPEMVALE

Laboratório Integrado de Pesquisas Multiusuário dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – 650 m2 – aprovado no edital FINEP/CT –INFRA 2005, foi finalizado em 2008 e se encontra em pleno funcionamento. Esta infraestrutura dá suporte para os programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Produção Vegetal, Zootecnia, Química e Ciência Florestal. Os programas de pós-graduação em Ciências Farmacêuticas e Biocombustíveis também utilizarão este laboratório multiusuário. Cabe ressaltar que, mesmo que não incluídos em programas de Pós-Graduação, também fazem uso dos equipamentos existentes nesse laboratório estudantes de iniciação científica e pós-doutorado da UFVJM e de outras instituições.

 

LPP Jequi

Laboratório de Pesquisas e Pós-Graduação para o Vale do Jequitinhonha - 600 m2 - aprovado no edital FINEP/CT – INFRA 2006. Funciona como incubador e suporte para a consolidação de grupos de pesquisa com potencial para proposição de novos programas de Pós-Graduação. O objetivo final é criar condições de infraestrutura e incentivar a “cultura da pesquisa e inovação” na UFVJM, de maneira a possibilitar a criação de programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em diversas áreas do conhecimento.

A obra foi iniciada em meados de 2007. A referida edificação está concluída para o seu pleno funcionamento e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento utilizam o espaço para o desenvolvimento de pesquisas. Assim este espaço cumpre o seu papel que é incubar grupos de pesquisadores emergentes e vinculados a programas de Pós-Graduação.

 

CT-ZOO

Centro Tecnológico em Zootecnia - 650 m2 - aprovado no edital FINEP/CT - INFRA 2007, teve sua obra finalizada efetivamente em maio de 2011 e encontra-se, desde então em fase de utilização. Vários equipamentos já foram locados nestes três laboratórios multiusuários, servindo a todo o Departamento de Zootecnia da UFVJM e ainda docentes de outros departamentos e de outras instituições, como no caso da parceria que há entre o DZO-UFVJM e o DZO-UFF. O CT-ZOO consta de três laboratórios: Laboratório de Pesquisas com Animais Monogástricos (321 m2); Laboratório de Nutrição Animal (218m2) e Laboratório de Tecnologia de Carnes (160 m2), que têm por objetivo primordial dar suporte às pesquisas realizadas pelo DZO, principalmente ao Programa de Pós-Graduação em Zootecnia.

 

CIPq-saúde

Centro Integrado de Pós-Graduação e Pesquisa em Saúde da UFVJM - 1000 m2 - aprovado no edital FINEP/CT –INFRA 2008, teve a construção concluída em 2012. Esse Centro Integrado de Pós-Graduação e Pesquisa em saúde do Vale do Jequitinhonha fornece suporte especialmente aos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu que apresentam afinidade técnica, tais como o programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas e o programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas.

O prédio foi planejado para atender desde pesquisas clínicas com humanos até a experimentação básica, incluindo a utilização de modelos animais.

 

NIPE

Núcleo Integrado de Pesquisa da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas/UFVJM - 600 m2. Foi aprovado em 2007, via Edital FINEP CT-INFRA Novos Campi 2007. Sua construção no Campus Avançado do Mucuri, em Teófilo Otoni – MG está na fase final. Sua principal finalidade é dar suporte ao desenvolvimento de pesquisas nas áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, de maneira a lançar bases para futuros programas de Pós-Graduação Stricto Sensu nessas grandes áreas, no Campus Avançado do Mucuri.