Com um belo show de encerramento na Praça de Esportes, terminou, no último dia oito de junho, a sétima edição da Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão (Sintegra), evento produzido pela UFVJM e pela equipe da Pró-reitoria de Pesquisa e pós-graduação (PRPPG).

A cada ano a Sintegra ganha mais “corpo” e reúne o que há de melhor em ensino, pesquisa, extensão e cultura. Em 2019, trouxe como tema a [COM] CIÊNCIA FEMININA, num esforço de mostrar o protagonismo das mulheres na ciência, na luta pela transformação da sociedade. Uma mulher que ocupa cada vez mais espaços e que reconhece a importância da sua atuação firme, sensível, dedicada.

Nesta edição o evento contou com 28 mesas redondas, 13 fóruns de comunicação oral, 11 minicursos, 16 oficinas, 11 lançamentos de livros das mais diversas temáticas, além de performances de arte de vanguarda, dança, teatro e muitas atrações culturais.

FOTO 1. O pro-reitor de pós graduação e pesquisa, Professor Dr. Murilo Xavier com as escritoras Maria José Vieira (esq) e Tereziinha Costa Neves (Dir.).

Uma equipe afinada e afiada trabalhou arduamente para oferecer cinco dias de programação com qualidade, diversidade e integração. Escolas estaduais de municípios vizinhos trouxeram os seus alunos, numa interação bem trabalhada, onde os estudantes puderam conhecer de perto a universidade e sua produção, além de  participar dos minicursos e oficinas.

Na primeira reunião pós evento, ocorrida no dia 11,  constatamos o sucesso de público e crítica e já começar a delinear a próxima edição.

Realizar a VII Sintegra foi gratificante, e contamos com o apoio imprescindível das agências de fomento:  CNPq, CAPES e FAPEMIG. Tivemos parceiros como Roque Car, Jornal hoje em dia, agência  Agito.

EVENTOS PARALELOS

Eventos paralelos incrementaram a VII Sintegra. Houve o lançamento da PLATAFORMA ESPINHAÇO e do espaço CONECTA, que irá conectar o conhecimento e a produção universitária em um só espaço virtual. Desenvolvida com o objetivo de ser um facilitador na busca de competências da instituição, com uma base de dados que alia informações vindas da Plataforma Lattes e da base de dados da instituição, torna possível a identificação dos pesquisadores, suas unidades e campus de lotação.

Na Casa da Glória, no dia 08, foram lançados 11 títulos. Produções de professores, alunos e moradores de Diamantina, num evento que promoveu uma tarde recheada de encontros, saberes e troca de experiências. A biblioteca da UFVJM foi agraciada com um exemplar de cada lançamento.

Em nome da equipe organizadora da VII SINTEGRA e da Reitoria da UFVJM agradecemos a todos os participantes,  por valorizarem este que,  a cada ano, se consolida como o maior evento científico dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri, Norte e Noroeste de Minas Gerais.

FOTO 2. Campeonato de dança de salão no Auditório da Reitoria.

Agradecemos também, de forma carinhosa, o empenho de todos os avaliadores que elevam o nível científico dos trabalhos inscritos no evento. Reconhecemos a colaboração fundamental e a disponibilidade dos coordenadores de mesas-redondas, Programas de Pós-Graduação e palestrantes, que abrilhantam o evento e contribuem para que seu papel de vanguarda dos saberes seja materializado. Por fim, com um abraço apertado, agradecemos aos membros da comissão organizadora, professores, técnicos administrativos e estudantes que cada um na sua função contribuiu para tornar esse evento uma realidade com o sucesso e grandiosidade que salta aos olhos.

Cristina Vieira  - Jornalista Mtb – 18946/MG.