Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFVJM, Prof. Murilo Xavier Oliveira, representou a Reitoria no Evento "Café da Manhã com Parlamentares" na Reitoria da UFMG, no dia 08 de abril de 2019. Foram abordadas a Situação da Fundação de Amparao à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG e o Financiamento da Ciência, Tecnologia e Inovação em Minas Gerais.

Junto aos reitores, estiveram presentes diversos parlamentares como senadores, deputados estaduais e federais mineiros e vereadores da Capital.
Durante o encontro foi demonstrada uma preocupação com os cortes no orçamento da Fundação, a principal fomentadora da pesquisa em Minas Gerais.

A restrição orçamentária tem como consequência a interrupção do pagamento dos editais Universal e Pesquisador Mineiro, das Bolsas de Iniciação Científica e Científica Júnior, direcionadas para a graduação e ensino médio, respectivamente. Além disso, novas bolsas de mestrado e doutorado não serão implementadas em 2019.

É importante ressaltar que não há ciência sem consistente investimento público. A maioria das nações do mundo saíram de crises investindo fortemente em ciência, tecnologia e Inovação. Estudos mostram que a cada um real investido em patentes, gera uma arrecadação média de 30 reais em impostos e tributos.

A constituição Mineira estabeleceu 1% da renda líquida do estado seja investido na FAPEMIG. Ocorre que esse percentual não vem sendo repassado integralmente e o que está sendo repassado é insuficiente para manter os compromissos mínimos da Fundação.

A UFVJM conclama a todos os compromissados com a Ciência e Tecnologia e Inovação para que se mobilizem em defesa da Pesquisa e Pós-graduação em Minas Gerais e em defesa da FAPEMIG.