A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) finalizou, na última semana, a seleção de pesquisadores para mestrado e doutorado da UFVJM, num amplo programa Latu Sensu e Stricto Senso, que contemplou todas as áreas.

Os candidatos puderam se candidatar numa variada gama de ofertas. Administração pública, Biocombustíveis, Biologia Animal, Ciência Florestal, Farmácia, Ciências Fisiológicas, Ciências Humanas, Educação, Ensino em Saúde, Estudos Rurais, Geologia, Odonto, Matemática, Produão Vegetal e Química. Ao todo foram oferecidas 496 vagas, para um total de 1.258 inscritos, numa média de 2.3 alunos inscritos por vaga, sendo que   370 foram aprovados.

NOVOS HORIZONTES

Na trilha de realizar o sonho de fazer mestrado em uma Universidade Federal, gratuita, está a aluna Suellen Vitória. Ela acaba de ser aprovada no Mestrado em Ciências Humanas, com ênfase em Filosofia e, a despeito do medo que advem com a nova responsabilidade e sua grande demanda, ela se mostra otimista.

Com um projeto na área de Crítica social, orientada pelo professor Dr. Atanásio Mykonios, Suellen é categórica: “ o que eu quero é poder ter bagagem suficiente para ter um pensamento crítico e autonomia, tanto financeira quanto crítica”, diz. “ Estou numa Federal e, como mulher, quero sair do conto de fadas (sic)e  poder estudar para ter direito de escolhas é maravilhoso”, completa a aluna, que mal ingressou e já se filiou à Assolciação dos Pós-graduandos da UFVJM – (APG).

Para o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFVJM, Murilo Xavier, a universidade abre oportunidades para que a pesquisa e a transformação social sejam sua mola mestra, ainda que nas condições adversas do atual momento político brasileiro. “ Nossa meta é fazer da UFVJM uma referência nacional e internacional em cursos de mestrado e doutorado”, informa.