A aluna do Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT) da UFVJM, Clara Marques Santos acaba de ter os resultados da sua pesquisa na instituição publicados na importante revista European Physical Journal Plus.

Os resultados são frutos da pesquisa entitulada “ São neurônios memeresistores?” (em inglês:  "Numerical simulations of the linear drift memristor model"?), uma parceria colaborativa entre pesquisadores da UFVJM, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, USP e Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ).

Sob a orientação do professor Dr. Fabiano Alan Serafim Ferrari, Clara Marques Santos é bolsista da PROACE e, de acordo com o seu orientador, vem mostrando uma evolução acelerada no aprendizado desde que ingressou no BCT.

O professor Fabiano explica que “ Os memresistores são componentes eletrônicos passivos, assim como os resistores, indutores e capacitores. Foram propostos teoricamente na década de 70 por León Chua, porém, apenas em 2008, pesquisadores do laboratórios Hewlett Packard (HP) foram capazes de desenvolver um dispositivo com as características de um memresistor. De acordo com o pesquisador Wei Lu e seus colaboradores, os memresistores podem ser importantes em três áreas principais: memória e armazanamento em-chip, computação em-memória, e computação biologicamente inspirada”.

O trabalho aceito para publicação na revista European Physical Journal Plus é uma revisão do modelo teórico proposto pelos pesquisadores da HP e contribui para a elaboração de modelos teóricos cada vez mais compatíveis com os dispositivos reais.

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG), nas pessoas do seu pró-reitor, Professor Dr Murilo Xavier, do Diretor de Pesquisa, Professor Dr. André Rodrigo Rech e a diretora de pós-graduação, Professora Dra Teresa Vale saúdam e parabenizam os envolvidos.