A Diretora de Relações Internacionais da UVFJM, professora Orlanda Mabel Cordini  abriu o ciclo de palestras que vão preceder ao VII SINTEGRA 2019.

Sob o tema “Internacionalização: perspectivas de bolsas para pesquisadores e pós-graduandos”, a palestra foi uma oportunidade de mostrar “o caminho das pedras” aos interessados em viver uma experiência fora do país.

A diretora destacou a celeridade da busca e disseminação de informação. Segundo ela, a partir de 2003, a cada 2 dias há atualizações de informações sobre pesquisas na internet.

Cordini mostrou as principais bolsas existentes e suas particularidades. Ela destacou o fato de que a Europa está “atrás de pessoas jovens que queiram viver e trabalhar naquele continente”. Como exemplo, ela citou o grupo Tordesilhas, uma união de Universidade do Brasil, Portugal e Espanha para a promoção e colaboração nos campos da ciência e tecnologia.

Para a professora Mabel, o momento é delicado, e apresenta um quadro de volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. Com cortes em verbas para a ciência, programas vão deixar de acontecer e, no mundo globalizado, tem-se que levar em conta a complexidade de interesses e dos atores sociais.

A boa notícia é que, com o tempo, foi-se afinando o objeto das pesquisas, que passaram a se focar mais nos interesses das regiões em que atuam. Hoje, as pesquisas da UFVJM estão voltadas para os Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Norte e Noroeste de Minas.     A professora destacou as bolsas disponíveis atualmente e seus programas, em países como Áustria, Dinamarca, França, Bélgica, Japão, Itália, Holanda, Alemanha e Nova Zelândia, país que possui muito interesse em estreitar laços com o Brasil. Destacou, também, a fundação Milena Gates, que está sempre com editais abertos.

Para Mabel Cordini, as oportunidades estão aí, e é preciso buscar caminhos.

Fique de olho, porque os eventos pré SINTEGRA continuarão a acontecer, com temas de importância e interesse geral da universidade.