De acordo com o site do CNPq: "O Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil constitui-se no inventário dos grupos de pesquisa científica e tecnológica em atividade no País. Assim a existência da atividade permanente de pesquisa numa instituição é condição prévia para participação dela no DGP, e não o contrário". Em outras palavras, o início de processo de criação ou implantação de atividades de pesquisa em uma instituição não se dá pelo pelo Diretório.

As informações contidas no Diretório dizem respeito aos recursos humanos constituintes dos grupos (pesquisadores, estudantes e técnicos), às linhas de pesquisa em andamento, às especialidades do conhecimento, aos setores de aplicação envolvidos, à produção científica, tecnológica e artística e às parcerias estabelecidas entre os grupos e as instituições, sobretudo com as empresas do setor produtivo. Com isso, é capaz de descrever os limites e o perfil geral da atividade científico-tecnológica no Brasil."

Na UFVJM, a criação e certificação de Grupos de Pesquisa segue orientações do Diretório de Grupos de Pesquisas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. O processo de cadastro do grupo inicia com uma solicitação via e-mail do candidato a líder do grupo a Diretoria de Pesquisa (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) que avaliará o candidato e procederá a indicação na Base de Dados de Currículos Lattes do CNPq. Caso o candidato a líder não seja doutor, é necessária uma justificativa para a posição de líder do grupo. Uma vez aprovado, o líder então receberá uma mensagem o autorizando ao cadastro do grupo. Ao receber a mensagem o líder procederá o cadastro do grupo seguindo as orientações para cadastro de grupos de pesquisa constantes nas orientações abaixo.

Finalizado o cadastro, o líder submeterá o grupo pela base de dados e encaminhará um e-mail a Diretoria de Pesquisa da UFVJM solicitando apreciação do cadastro do grupo. No caso de haver condições de atipicidade para o grupo (ausência de Técnico de Laboratório, Pesquisadores em 4 ou mais grupos, estudantes em 2 ou mais grupos, grupo onde o líder não é Doutor) deverá ser apresentada uma justificativa circunstanciada para cada item de atipicidade. Após receber o e-mail solicitando apreciação, a Diretoria de Pesquisa procederá à análise e certificação do grupo quando em regularidade com as orientações fornecidas pelo CNPq. Mais informações podem ser obtidas também em: http://lattes.cnpq.br/web/dgp/como-participar/

Orientações para criação de Grupo de Pesquisa no Diretório do CNPq

A solicitação de criação de um grupo de pesquisa deve ser encaminhada à Diretoria de Pesquisa  no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., que agendará uma reunião  para abertura do processo junto ao Diretório do CNPq e posterior certificação.

Antes do agendamento com a Diretoria, favor observar os critérios mínimos para  certificação dos Grupos de Pesquisa (GP) do Diretório do CNPq:

1. O grupo deverá ser  constituído obrigatoriamente pelo líder, membros pesquisadores e estudantes, todos com vínculos formais com a UFVJM. Opcionalmente, poderá  contar com técnicos  da UFVJM e,  também, docentes de outras instituições;
  2. O grupo  deverá ser constituído por, no mínimo,  três pesquisadores  e conter  linhas de pesquisa vinculadas a cada um dos pesquisadores e estudantes. Além desses, poderá contar com membros de outras instituições;
  3. O líder deverá ter  experiência e liderança comprovada na área de pesquisa proposta: nesse  sentido é recomendável que seja doutor,   tenha  produção científica, experiência em orientação e projetos sob sua coordenação. O docente que detiver a liderança será  responsável por coordenar e supervisionar o andamento das suas atividades;
  4. O Grupo de Pesquisa deverá  apresentar alunos   (Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado) inseridos no grupo: é recomendável pelo menos um discente vinculado por docente-pesquisador, caso não seja possível, no mínimo dois alunos devem ser cadastrados no grupo. Estudantes poderão ser vinculados em, no  máximo, dois grupos de pesquisa institucionais;
  5. Só se constitui projeto de pesquisa do grupo aquele que envolva dois ou mais membros e que esteja vinculado a uma das linhas de pesquisa cadastradas;
  6. Todos os membros do Grupo, inclusive os alunos, devem possuir Currículo Lattes atualizado conforme normas do CNPq;
  7. Todos os itens solicitados no Diretório de Grupo devem ser preenchidos (DGP-CNPq);
  8. O líder não deverá ser  líder de outro grupo da UFVJM certificado pelo CNPq;
  9. O grupo não deverá ter nenhum parâmetro atípico detectado pelo  DPG-CNPq.

São considerados casos atípicos: grupo com apenas um membro; grupo sem estudantes;  grupo sem técnicos; grupo com mais de 10 pesquisadores; grupo com mais de 10 linhas de pesquisa; grupo onde o líder não é doutor; grupo sem doutores no conjunto de pesquisadores;  pesquisadores que participam de quatro ou mais grupos; estudantes que participam de dois ou mais grupos de pesquisa; grupos semelhantes; linhas de pesquisa inativas. Neste caso, se  o grupo não puder ser corrigido deverá haver justificativa para que ele seja  certificado.

10.   Na criação de novos grupos  não deverá  haver sobreposição de grupos já certificados na UFVJM. Nesse caso, recomenda-se que o pesquisador verifique com o líder a           possibilidade de sua inserção nos grupos já existentes.

GRUPOS DE PESQUISA