Alunos bolsistas da UFVJM se reuniram na quarta-feira, dia 17 de abril, na sala de reunião dos conselhos superiores, com o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Murilo Xavier, para receberem esclarecimentos quanto à situação das bolsas estudantis da instituição.

Professor Murilo falou durante aproximadamente uma hora, para cerca de 150 alunos, com transmissão simultânea aos campi Mucuri e Janaúba. Ele esclareceu sobre a situação de sucateamento da educação e contextualizou para os presentes os três tipos de bolsa existente na UFVJM: FAPEMIG, CAPES e Cotas Institucionais.

A intenção, com a reunião, foi pedir apoio dos alunos no sentido de sensibilizar a sociedade em geral sobre a situação dos atrasos no pagamento e do corte de bolsas. Segundo ele, a previsão de bolsas concedidas pela CAPES só chega até agosto. Pela FAPEMIG, a UFVJM já perdeu 120 bolsas, um impacto de R$ 504 mil.

“O que aparentemente existe é uma campanha para desqualificar a FAPEMIG, dizendo que existe financiamento de projetos com cunho político", disse o pró-reitor. Ocorre que a Constituição Estadual obriga o governo do estado a repassar 1% da receita ordinária corrente do estado, cerca de R$ 400 milhões/ano à FAPEMIG, o que não está acontecendo.

O pró-reitor informou aos alunos bolsistas presentes as ações internas e externas que estão em andamento para fortalecer os dois  pilares que sustentam a pós-graduação no estado e no país (CAPES, FAPEMIG) e as Cotas Institucionais. Criação de um programa de rádio, lançamento de jornal interno da PRPPG, divulgação nas mídias locais, entre outros, estão entre as ações programadas.

Nas ações externas, Parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) se comprometeram, no dia 3/4/19, a criar uma frente parlamentar em defesa da pesquisa e a apresentar proposta de emenda à constituição que torna crime de responsabilidade a retenção de recursos do setor.

A busca por assinaturas para formalizar as ações foram iniciadas ainda na audiência pública da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, que debateu os cortes de bolsas na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O deputado Cristiano Silveira (PT) convocou os pares a assinar documento, por meio do qual vai encaminhar à Mesa da Assembleia, Proposta de Emenda à Constituição do Estado, que busca incluir dispositivo para tornar crime de responsabilidade a retenção ou restrição dos recursos devidos à fundação. Se aprovada, o governador Romeu Zema poderá ser penalizado pelo ato.

O encontro contou com a participação da presidente da Associação de Pós-Graduandos da UFVJM, Sabrina Thamyres, que lembrou aos presentes da necessidade de se ter uma postura de cientista. “Precisamos da união dos pós-graduandos e da participação de todos para ter uma universidade melhor”, conclamou.

A UFVJM conta hoje com 175 bolsistas de mestrado, 77 de doutorado e 117 de iniciação científica.