O jornal da Universidade de São Paulo (USP) publicou um “mapeamento” sobre a produção científica que é feita no país.

De acordo com a reportagem, “das 50 instituições que mais publicaram trabalhos científicos no Brasil nos últimos cinco anos, 44 são universidades, sendo que dessas, 36 são públicas”.

Os números confirmam a relevância e importância das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

Segundo a matéria, 80% dos pesquisadores brasileiros estão nas universidades. Para cada 10 cientistas brasileiros, 8 trabalham na universidade.

Entretanto, o desconhecimento sobre a área de pesquisa científica ainda é grande. Dados informados no jornal apontam que em um universo de 1962 pessoas entrevistadas na pesquisa Percepção Pública de Ciência e Tecnologia no Brasil ( CGEE, 2015), apenas 13% souberam citar o nome de uma instituição pública de pesquisa no pais.

Para saber mais e ler a reportagem completa, acesse:  https://jornal.usp.br/ciencias/fabricas-de-conhecimento/