Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

A proposta do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia, na forma de mestrado profissional, se originou a partir da necessidade de fortalecer a interação entre as diferentes áreas das Ciências Naturais (Química, Física, Biologia, Geociências e áreas afins) e Matemática com as Tecnologias. A proposta tem como objetivo nortear as relações entre o conhecimento científico, matemático e tecnológico na Educação Básica e Ensino Superior e propõe-se a formar professores/ pesquisadores cuja produção intelectual e científica possa contribuir para um Ensino de Ciências e Matemática de melhor qualidade.

Para tanto, duas linhas de pesquisa principais serão desenvolvidas: “Formação de Professores” e “Ensino e Aprendizagem” em Educação em Ciências e Matemática, e dentro de cada uma delas desdobramentos na área das Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias no sentido de contemplar a diversidade de temáticas nelas envolvidas.

O embasamento teórico necessário ao desenvolvimento de produtos educativos e pesquisas dentro de cada uma das linhas norteou a elaboração da matriz curricular do Curso. Dessa maneira, disciplinas voltadas à Formação de Professores, Linguagem, Metodologias de Ensino, Metodologia de Pesquisa, Currículo, Avaliação, dentre outras, serão ofertadas com o propósito de garantir ao pós-graduando os conhecimentos necessários ao seu desenvolvimento como educador e pesquisador da área de Ensino de Ciências e Matemática. Além disso, buscamos considerar nas ementas das disciplinas, a diversidade cultural dos pós-graduandos e as especificidades de cada segmento educacional (Educação do Campo, Educação a Distância, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional Técnica de Nível Médio, dentre outros).

 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia – PPGECMaT

  • Nível: Mestrado Profissional
  • Área de Concentração: Ensino de Ciências e Matemática (90201000)
  • Grande Área: Multidisciplinar (90000005)
  • Área de Avaliação: Ensino (90200000)
  • Avaliação do curso: aprovado

 

Clique aqui para acessar a página oficial do programa