O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFVJM, professor Murilo Xavier, visitou, na última segunda-feira, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, Fapemig, juntamente com uma comissão formada por mais quatro pró-reitores: Sérgio de Aquino, da Universidade de Ouro Preto (UFOP); Carlos Henrique de Carvalho, coordenador do Foprop Sudeste,da Universidade Federal de Uberlância (UFU), Conrado de Souza Rodrigues (CEFET – MG); Luiz Paulo da Silva Barra, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o presidente da Fapemig, professor Evaldo Vilella.

O objetivo da visita foi estabelecer uma interlocução entre a Fapemig, Governo do Estado e bancada mineira na câmara federal, após o anúncio recente do corte de verbas para a pesquisa científica e a inovação tecnológica, além da suspensão de novas chamadas públicas e concessão de bolsas de mestrado e doutorado.

Segundo o Professor Murilo Xavier, durante o encontro os professores abordaram o atual cenário político estadual, as perspectivas de bolsas e as estratégias necessárias para dar suporte à Fapemig nesse momento de crise.

Os membros da comissão ressaltaram a importância do órgão para a ciência e a tecnologia em nosso Estado e expuseram a necessidade permanente de diálogo deste com as IFES, no intuito de alinhar os interesses das Universidades com os interesses de desenvolvimento do Estado.

Recentemente, a UFMG e outras 17 instituições assinaram manifesto divulgado pelo Foripes, que alerta para os prejuízos causados pelos cortes.