Em sua sétima edição, que acontecerá de 05 a 08 de junho, foram mantidos os dois prêmios das edições anteriores: Inserção Regional e  Internacionalização. A ideia com a criação dessa modalidade é homenagear personalidades que, de alguma forma, transformaram a sociedade onde atuaram, com histórias de vidas comuns que emanam inspirações positivas. A premiação consiste em Certificado e direito a auxílio para participação em congressos. Para mais informações, acessar o sítio da PROAPP no link Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

As orientações para submissão e apresentação dos trabalhos podem ser acessadas no link: https://sgea.ufvjm.edu.br/sintegra2019/sgea/pg/trabalhosresumos

Nesta 7ª edição, a Sintegra permitirá a submissão de resumos para apresentação no formato pôster ou oral. O trabalho deve ser submetido por um dos autores. O prazo para submissão do resumo será até o dia 15/03/2019.

O orientador do trabalho e demais coautores devem contactar a equipe da Sintegra até 30/04/2019 caso apresentem qualquer objeção à submissão. Não havendo manifestação, será considerada a anuência de todos os autores em relação ao trabalho submetido.

Prêmio de Internacionalização Nise da Silveira

O prêmio Internacionalização da VII Sintegra [COM] CIÊNCIA FEMININA, homenageia a médica psiquiátrica Nise da Silveira (1905 -1999), a única mulher a se formar em medicina pela Faculdade de Medicina da Bahia em uma turma de 158 alunos, no ano de 1931. Em 1936, foi presa por conta de suas ideias, e, dez anos mais tarde, começou um trabalho pioneiro envolvendo esquizofrenia, utilizando a arte como forma de terapia ocupacional. Foi a principal divulgadora da psicologia jungiana no Brasil, tendo sido um dos símbolos da luta antimanicomial. Tem reconhecimento internacional pelos seus feitos na ciência e na atuação profissional. Por essa projeção, seu nome foi escolhido para a premiação que avalia a internacionalização da UFVJM em sua área de abrangência.

Prêmio Inserção Maria Aparecida Alves

A mulher que dá nome ao prêmio de Inserção Regional foi uma liderança que marcou a história do Vale do Jequitinhonha pela sua vivacidade e capacidade de articulação política. Cidona, como era carinhosamente apelidada, foi camponesa residente no Assentamento Franco Duarte, no município de Jequitinhonha. Negra, de voz forte e sorriso aberto, Maria Aparecida Alves atuou em diversas organizações sociais do Vale do Jequitinhonha. Faleceu em 27 de junho de 2014.

Frei Gilvander Moreira tem as palavras certas para descrevê-la:

“Quem conheceu e conviveu com Cidona sentiu a sensibilidade, a força, a inteligência e a coragem de uma grande mulher, de uma grande figura humana, em todos os sentidos."

O nome de Maria Aparecida Alves encontra eco de familiaridade em qualquer comunidade que se visite em todo o Vale do Jequitinhonha. Foi por essa presença que seu nome foi escolhido para a premiação que avalia a inserção da UFVJM em sua área de abrangência.

Prêmio para Empreendedorismo Henrique Dumont

Os alunos inscritos na 7ª Sintegra também poderão concorrer ao Prêmio Henrique Dumont, uma competição que será realizada no 6° Diamantech e que visa estimular a cultura empreendedora através do reconhecimento e divulgação de iniciativas que desenvolvem soluções inovadoras para o mercado em forma de produtos, processos, serviços ou modelos de negócio.

Henrique Dumont nasceu em Diamantina, em 1832. Foi um engenheiro e cafeicultor. Pai de Aberto Santos Dumont. Filho de imigrantes franceses, é considerado um dos três reis do café da sua época, introduzindo métodos modernos na cafeicultura

Confira as categorias no site do VI Diamantech!