Estão abertas as inscrições para o Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia – edição 2018. Organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o prêmio traz como tema “Indústria 4.0”.

O prêmio é uma iniciativa da Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do Mercosul (RECyT) e dos organismos de ciência e tecnologia dos países membros e associados ao MERCOSUL. A premiação perfaz um total de US$ 25,5 mil, além de troféus, placas e certificados. Todos os trabalhos agraciados serão publicados em livro.

As categorias contempladas com o prêmio são: Iniciação Científica, Estudante Universitário, Jovem Pesquisador, Pesquisador Sênior e Integração. As inscrições poderão ser feitas até o dia 31 de maio de 2019, até às 18 horas (Horário de Brasília), pelo endereço www.premiomercosul.cnpq.br onde estão disponibilizadas todas as informações, como linhas de pesquisa, formato dos trabalhos, etc.

O Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia é destinado a contemplar aqueles que, por suas atividades, contribuem para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros do MERCOSUL, e tem como objetivos incentivar a pesquisa científica e a inovação nos países do bloco, além de contribuir para o processo de integração regional.

O MERCOSUL

O Mercado Comum do Sul, Mercosul, tem como uma de suas características a prática de uma espécie de regionalismo aberto, o que significa que além de valorizar o comércio entre os membros do próprio bloco, incentiva que estes tenham parcerias comerciais com outros países do mundo, ampliando suas relações estratégicas

O bloco é composto por membros efetivos do Mercosul: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela (2012); membros associados do Mercosul: Bolívia (1996), Chile (1996), Peru (2003), Colômbia (2004), Equador (2004), Guiana (2013) e Suriname (2013)

membros observadores: México (2006) e Nova Zelândia (2010).

Se tomado em conjunto, o MERCOSUL seria a quinta maior economia do mundo, com um PIB de US$ 2,79 trilhões. O MERCOSUL é o principal receptor de investimentos estrangeiros diretos (IED) na região. O bloco recebeu 47,4% de todo o fluxo de IED direcionado à América do Sul, América Central, México e Caribe em 2016 (dados da UNCTAD). (Fonte: http://www.mercosul.gov.br/saiba-mais-sobre-o-mercosul)

O MERCOSUL atravessa um processo acelerado de fortalecimento econômico, comercial e institucional. Os resultados desse novo momento do MERCOSUL já começaram a aparecer. Entre os muitos avanços recentes, destacam-se:

• aprovação do Protocolo de Cooperação e Facilitação de Investimentos (2017), que amplia a segurança jurídica e aprimora o ambiente para atração de novos investimentos na região;
  • conclusão do acordo do Protocolo de Contratações Públicas do MERCOSUL (2017), que cria oportunidades de negócios para as nossas empresas, amplia o universo de fornecedores dos nossos órgãos públicos e reduz custos para o governo;
  • encaminhamento positivo da grande maioria dos entraves ao comércio intrabloco;
  • modernização no tratamento dos regulamentos técnicos;
  • apresentação dos projetos brasileiros para Iniciativas Facilitadoras de Comércio e Protocolo de Coerência Regulatória.
  • tratamento do tema de proteção mútua de indicações geográficas entre Estados Partes do MERCOSUL;

aprovação do Acordo do MERCOSUL sobre Direito Aplicável em Matéria de Contratos Internacionais de Consumo (2017), que estabelece critérios para definir o direito aplicável a litígios dos consumidores em suas relações de consumo.