UFVJM PARTICIPA DA SEMANA NACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM BRASÍLIA

Com o tema  “Ciência para a redução das desigualdades”, aconteceu em Brasília, de 15 a 21 de outubro a Semana Nacional da Tecnologia, sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A UFVJM foi convidada pelo Ministério da Educação (MEC) para, juntamente com a UNB e Institutos Federais, compor o “Espaço MEC”, apresentando suas atividades de pesquisa, ensino e extensão.

De acordo com o sítio do evento, o tema foi escolhido com base na Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), com enfoque em seu objetivo sustentável de número dez: o da Redução das Desigualdades.

A equipe da UFVJM foi composta por uma servidora da PRPPG, além de servidores docentes e técnicos, e alunos. A universidade participou com oito projetos que envolveram ensino, pesquisa e extensão, com temas que foram de desenvolvimento social a educação no campo, passando por astronomia e física.

“O tema da SNCT 2018 permite trazer à tona o debate acerca da contribuição das Ciências Sociais e Humanas para a redução das desigualdades no Brasil. Fomentar os usos sociais da ciência e da tecnologia permitirá ampliar as possibilidades de se combater a desigualdade social por meio da popularização e da divulgação da ciência e da tecnologia” , informou o sítio da SNCT.

Criada em 2004, a SNCT está em sua 15ª edição e, a partir de 2016 passou a ser itinerante, acontecendo simultaneamente em outras cidades. Em sua última edição contou com a participação de 1300 municípios que puderam conhecer de perto soluções possíveis para questões altamente relevantes como “metodologias simplificadas para armazenamento e reciclagem de água; células fotovoltaicas adesivas para geração de energia solar; tecnologias para habitação popular com material reciclado; cadeiras de rodas e jogos interativos adaptáveis; análise para gestão de conflitos urbanos, entre outras".

O objetivo é propiciar um caminho mais curto entre o conhecimento que é produzido e seus usos na melhoria da qualidade de vida do cidadão. A ideia é que o que se estuda na teoria, nas pesquisas, seja colocado em prática para benefício do maior número de pessoas, com empoderamento da população.

Três perguntas orientam o evento: quais são as principais desigualdades sociais verificadas no país? Como o conhecimento científico e tecnológico pode influenciar a necessária redução dessas desigualdades? Quais são os possíveis usos sociais da Ciência? Como aplicar esse conhecimento científico?

Responder a essas e outras perguntas é o que vai nortear o uso das pesquisas realizadas pelo país e fomentar o desenvolvimento sócio-econômico-cultural.

Segundo o professor Murilo Xavier Oliveira, Diretor de Pós Graduação da UFVJM, um evento como a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia  é uma oportunidade para a promoção da integração entre os diferentes segmentos e estratos sociais com os representantes das comunidades de produção e difusão de ciência, tecnologia e inovação no Brasil.

A coordenação nacional da SNCT é de responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio da Coordenação-Geral de Popularização e Divulgação da Ciência, da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento e a participação da UFVJM almeja o fortalecimento da proposta de disseminar os avanços e as possibilidades infinitas nos campos da ciência e tecnologia.

Confira mais fotos neste link. Os créditos são das professoras Valéria Cristina da Costa e Aline Weber Sulzbacher.