Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Conep participou do I Fórum sobre os Biobancos de Investigação Científica Nacionais: desafios e oportunidades para alavancar a inovação tecnológica em saúde no Brasil.

Em nome da Coordenação da Conep, a Coordenadora Adjunta Gabriela Marodin participou da mesa de abertura do I Fórum sobre os Biobancos de Investigação Científica Nacionais, que aconteceu no auditório do edifício PO 700, no dia 09 de agosto.

Pela Conep ela ressaltou a importância do tema, os desafios de uma temática de interesse global, e o trabalho que envolveu a elaboração da portaria nº 2201/11 do Ministério da Saúde.

Mencionou a adoção, por parte do Brasil, de duas formas de consentimento em biobancos, genérico ou específico, que preservam o livre arbítrio do participante de pesquisa.

Por fim, citou a aprovação do primeiro biobanco brasileiro, em fevereiro de 2013, do Hospital AC Camargo de São Paulo. Acrescentou que em breve serão recebidos os dados relativos ao mesmo, já que se completarão 5 anos, e de acordo com a legislação vigente – Resolução nº 441/11, ocorrerá a apresentação de um primeiro relatório de atividades.

Além da Coordenadora Adjunta, também participaram os membros relatores da Conep Cláudio Gustavo Stefanoff, José Cláudio Casali da Rocha e Paulo França, o Secretário Executivo Pedro Binsfeld e os assessores técnicos Raisa Sfalsini, Anna Davison, Valéria Silva, Gláucia Araújo, Hernanda da Rocha e Nínive Pinto.