Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

 

Em mais um evento pré-sintegra, o especialista em Soluções em Life Sciences da Clarivate Analytcs,  professor Sérgio Delarcina Júnior ministra hoje um treinamento para acesso e uso da ferramenta. Responsável por essa base de dados dentro do portal de periódicos da CAPES, Delarcina informa que a fundação autorizou o uso da ferramenta pela UFVJM por sua Dentre elas a UFVJM, por sua excelência na pos graduação.

O professor explica que a Clarivate Analytics é bastante útil em busca de informações biomédicas, informações integradas de química, biologia e farmacologia numa só plataforma e permite um overview do estado da arte daquela tecnologia, possibilitando, por exemplo, que o pesquisador modifique o seu projeto de pesquisa ou adapte-o  a uma nova realidade.

Segundo o professor, a ferramenta conta hoje com 570 mil moléculas com atividade biológica. “ A partir disso podemos integrar informações, por exemplo de alvos farmacológicos de interesse médico, em relação a fases de desenvolvimento de fármacos e biológicos – entender um pouco como hoje são tratadas as patologias por novos conhecimentos, além de biomarcadores para uso em diagnóstico ou evolução de terapias e informações farmacocinéticas” diz.

O treinamento ocorre hoje em duas sessões aspectos gerais da ferramenta e faz busca avançada e pegar casos e tentar resolver os problemas com a ferramenta.