Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Os Programas de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC) e Tecnológica (PIBITI), voltados para discentes de graduação da UFVJM, e Iniciação Científica Júnior (PIBIC Jr e PIBIC-EM), voltados para alunos da Educação Básica, são para todas as áreas do conhecimento.  Estão subordinados e são administrados pela Comissão de Iniciação Científica e Tecnológica (CICT) e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da UFVJM.

São objetivos do PIBIC e do PIBITI:

    a) contribuir para a formação de talentos humanos para a pesquisa e inovação;
    b) possibilitar maior interação entre a educação básica, a graduação e a pós-graduação;
    c) qualificar discentes para ingresso nos programas de pós-graduação;
    d) estimular pesquisadores a engajarem discentes de graduação no processo investigativo,     otimizando sua capacidade de orientação;
    e) estimular o aumento da produção científica;
    f) despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre discentes da Educação Básica     e graduação mediante envolvimento em projetos de pesquisa;
    g) proporcionar a aprendizagem de técnicas e métodos científicos;
    h) estimular o desenvolvimento do pensamento científico, criativo e crítico.

 

Os Programas são constituídos pelas seguintes modalidades:

  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC.

O PIBIC, por meio do apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), tem como principal objetivo proporcionar a aprendizagem de técnicas e métodos científicos, despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre discentes de graduação, mediante envolvimento em projetos de pesquisa.

  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas – PIBIC-AF.

O PIBIC-AF é um programa vinculado ao CNPq e que tem como missão complementar as ações afirmativas já existente na universidade. Dentre seus objetos está a possibilidade de oferecer aos alunos beneficiários dessas políticas a oportunidade de participação em atividades acadêmicas de iniciação científica e de contribuir para a formação científica de recursos humanos para qualquer atividade profissional. Este Programa está inserido no PIBIC.

  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação -PIBITI.

O PIBITI, por meio do apoio do CNPq, visa estimular estudantes da graduação ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação. Tem como objetivos proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa tecnológica, bem como estimular o desenvolvimento do pensar tecnológico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior - PIBIC-Jr.

O PIBIC Jr, por meio do apoio da FAPEMIG, tem como objetivos induzir e contribuir para a iniciação de estudantes do ensino fundamental, médio e de educação profissional de Escolas Públicas em atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, ampliar a sua formação em ambientes de pesquisa e contribuir para o desenvolvimento de sua vocação científica por meio de concessão de cotas de bolsas de Iniciação Científica Júnior.

  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para Ensino Médio – PIBIC-EM.

O PIBIC-EM tem a finalidade de despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino médio da rede pública e escolas privadas de aplicação, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado da UFVJM.